Ação de cobrança indevida: como funciona?

Ação de cobrança indevida: como funciona?
10 meses atrás

Uma cobrança indevida é uma situação desagradável tanto para quem está sendo cobrado de forma errada como para a empresa que está efetuando a ação. Diante de tal situação, a principal atribuição do Advogado Cobrança Indevida é prevenir e solucionar conflitos apesar de que muitos acham que quem resolve de fato as questões jurídicas são o juiz ou as supremas instâncias que acabam sendo uma espécie de árbitro.

O Advogado Cobrança Indevida é o responsável por estudar e elaborar sua tese a respeito do problema apresentado e propor a melhor solução de acordo com as leis, seguindo a fio os regimentos, códigos sempre norteados pela ética e pela  Constituição Federal.

Advogado BH

Definindo cobrança indevida

A cobrança indevida nada mais é do que um débito que uma empresa envia para uma pessoa, mas ou ele não foi gerado pelo consumidor ou ele já foi devidamente quitado. A situação comum é o recebimento de cobrança por serviços que não foram cobrados ou por uma dívida que já teve o seu pagamento efetuado.

A cobrança indevida pode ser praticada em virtude de algum erro no sistema de pagamento, por erro humano ou mesmo por má-fé.

O que caracteriza a cobrança indevida?

A cobrança indevida pode ser configurada como cobranças de taxas em excesso ou de serviços bancários que não foram autorizados pelo cliente. Pode ser ainda um pagamento em duplicidade ou qualquer taxa cobrada e que não esteja prevista no contrato com qualquer empresa.

A cobrança indevida ainda pode ser: débito automático que não foi autorizado, cobrança de serviços que o consumidor não utiliza, fraudes e golpes em cartões de créditos, contas bancárias e, ainda, a cobrança de uma dívida que já foi quitada ou uma tarifa que está sendo cobrada de forma indevida em serviços como corretagem, seguro e/ou financiamentos.

Advogado Cobrança Indevida

Advogar passa muito pelo até chamar para si o problema do cliente e ser a voz dele perante o período processual.

O bom advogado é capaz de conhecer e identificar todo desenrolar da situação e traduzir para o cliente por mais leigo que ele seja, pois não é mistério para ninguém que a área jurídica é extremamente específica e técnica.

Além disso, fica a cargo do profissional contratado desenvolver contratos que previnam possíveis desacordos para ambas as partes, contratante ou contratado. Toda empresa necessita dos trabalhos advocatícios pois a estratégia de negócio deve estar pautada e norteada dentro da lei para que se evite futuras dores de cabeça.

Muitas vezes, o advogado acaba sendo discriminado ou então passa a ser visto como um vilão pela sociedade por defender quem comentou um crime, mas isto é um grande equívoco.

O operador da lei naquele momento está ali atuando e trabalhando para garantir que todos tenham direito de ampla defesa igualitário. O mais interessante do direito é que o Advogado Cobrança Indevida tem a oportunidade de transitar entre várias matérias.

 Algumas delas são:

  • Direito Trabalhista BH
  • Direito de Famílias e Sucessões BH
  • Direito Previdenciário BH
  • Direito Civil BH
  • Direito do Consumidor BH
  • Direito Imobiliário BH

Os profissionais que atuam no escritório Christiane Lima foram uma equipe multidisciplinar que será capaz de sanar suas dúvidas conforme os rigores da lei. Evite futuros problemas e esteja sempre resguardo em suas ações por um advogado. Marque agora mesmo uma conversa conosco, será um prazer atendê-lo!