Consultoria e Assessoria Jurídica, qual a diferença?

Consultoria e Assessoria Jurídica, qual a diferença?
5 meses atrás

Muito clientes têm dúvidas quanto a diferença entre Consultoria e Assessoria jurídica, vamos entender um pouco sobre essas diferenças e suas importâncias. Através do trabalho jurídico é possível blindar a empresa evitando assim, problemas com órgão fiscalizadores.

Você precisa entender a diferença entre elas, para que possa escolher qual a modalidade de serviço é mais interessante para o seu negócio. Além disso, é importante que seu negócio tenha um trabalho jurídico preventivo, para se manter no mercado.

Cada vez mais os brasileiros estão entendendo a importância do empreendedorismo. Muitos negócios se iniciam por uma necessidade e continuam para atender uma demanda. Porém, muitos empreendedores não se preparam da forma correta.

Trabalho jurídico

O trabalho jurídico tem uma grande importância para o empreendedor, uma vez que o seu negócio começou pequeno, atendendo uma demanda, e na maioria das vezes, esses empreendedores não investem em práticas preventivas, que têm o condão de minimizar os riscos para o seu negócio.

Cada vez mais os consumidores estão ficando mais conscientes e a tecnologia evoluiu bastante, fazendo com que as  empresas que não investem em prevenção assumam muito mais riscos. O trabalho jurídico tem como principal base evitar multas, sanções e problemas na justiça.

A principal forma de se evitar esses problemas é através do trabalho jurídico preventivo, que pode ser tanto uma assessoria jurídica, quanto uma consultoria jurídica. Com esses dois a empresa pode se proteger, evitando danos para sua imagem e para o seu financeiro, recebendo orientações de um profissional.

Como sabemos muito bem, é sempre melhor prevenir do que remediar, dessa forma as empresas estão cada vez mais conscientes, buscando assim um trabalho jurídico.

O que é Assessoria Jurídica?

Bem diferente da consultoria, na assessoria jurídica o advogado presta auxílio técnico ao cliente, desde o início de um projeto até a sua implementação. Dessa forma, na assessoria jurídica, o advogado atua de forma operacional, identificando o problema, propondo medidas e auxiliando na execução.

Hoje há vários tipos de serviços jurídicos, que vão desde a atuação de um advogado em todas as ações que envolvem a empresa. Nesse caso, ele age praticamente como um departamento jurídico, administrando e tomando providências para a representação e a defesa da empresa em juízo. 

Como também a elaboração de contratos. Nesse tipo de serviço, o advogado estuda as relações da empresa com seus contratados e elabora documentos específicos, que protegem seus interesses e viabilizam acordos, contratações e parcerias.  

O que é uma consultoria jurídica?

Se trata de uma orientação quanto ao seu problema. Com a consultoria jurídica, o advogado orienta o cliente com relação à uma questão pontual, sendo assim nesse tipo de serviço, o papel do advogado é entender o problema do cliente, para então, apresentar soluções jurídicas adequadas ao caso concreto. 

Porém ela vai bem além disso, quando falamos na área empresarial, a consultoria jurídica pode contribuir tanto para identificar e resolver problemas, como também auxiliar no processo de tomada de decisões dos gestores. 

Através dessa área o advogado não intervém de forma prática no dia a dia da empresa. Seu papel é apenas mostrar o caminho e sugerir as ações. Com esse tipo de serviço o cliente tem a elaboração de pareceres, treinamentos, memorandos ou relatórios específicos, como um relatório de auditoria jurídica, por exemplo.

Entenda a diferença entre Assessoria Jurídica e Consultoria Jurídica

Apesar de serem serviços preventivos, não se trata da mesma coisa. Com a Consultoria jurídica o advogado ele apresenta soluções jurídicas para uma questão pontual, na assessoria ele atua de forma mais operacional, participando da solução do problema. 

É muito importante ressaltar que, ambos os serviços possuem vantagens e a demanda parte sempre da necessidade do cliente. Agora você já entende o que faz cada uma delas, sabendo qual melhor se aplica ao seu caso e necessidade.

Qual a hora de contratar uma assessoria ou consultoria jurídica?

Sempre que você tiver uma dúvida quando a sua empresa ou ao processo jurídico, é importante ter um profissional ao seu lado. Então não existe uma hora ideal, portanto, é muito importante que tenha muito cuidado ao sair fazendo as coisas sozinho.

Com base em informações colhidas aleatoriamente aliada ao desconhecimento da legislação e de regras jurídicas básicas podem levar a equívocos que acabam gerando falhas e, consequentemente, custos.  

Mas se você tem dúvidas quanto ao que deve escolher, o melhor caminho é consultar um escritório especializado para avaliar o caso concreto e sugerir a melhor solução. Entenda cada um dos profissionais, para que durante o processo você não acabe mudando de opinião e querendo contratar outro profissional.

Precisa de um advogado trabalhista?

Agora que você já sabe qual é a diferença entre Consultoria e Assessoria Jurídica, é hora de contratar um desses serviços.

Entre em contato conosco, retire todas as dúvidas sobre o tema, e tenha a segurança de estar sendo assessorado (a) por uma profissional altamente qualificada, capaz de te ajudar, da melhor forma possível, a prevenir possíveis problemas.