Você que está planejando comprar um imóvel, deve estar se perguntando: Quais os cuidados devo tomar antes de adquirir um imóvel?
Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil, afinal, é bastante dinheiro que está em jogo e o sonho de finalmente comprar a casa própria.
Para poder fazer uma compra com segurança, é necessário realizar uma análise minuciosa de alguns pontos antes de acabar entrando em uma enrascada.
Desse modo, você evita que o imóvel que parecia ser dos sonhos, se torne em pesadelo e dor de cabeça.
Nesse sentido, vamos a algumas dicas para utilizar no momento em que você estiver interessado em determinado imóvel e queira confirmar se de fato será uma boa compra. Lembre-se que cuidado nunca é demais.
Credibilidade da construtora/incorporadora:
Esse é um passo essencial, para tanto, pesquise:
- referências sobre a sua construtora ou incorporadora;
- busque as reclamações dela na internet;
- se informe sobre a existência de processos judiciais contra ela;
- se há reclamações quanto aos projetos e prazos estabelecidos, principalmente se for um projeto ainda na planta, e só então, depois de muitas pesquisas, feche o negócio.
Documentação:
Cheque quais os seus documentos serão necessários e também solicite os documentos do vendedor. Guarde cópia desses documentos e pesquise sobre o vendedor se ele também possui alguma irregularidade, como por exemplo se já respondeu em algum processo.
Após a compra, também é de extrema importância que você guarde toda a documentação, como por exemplo:
- os comprovantes de pagamento;
- extratos bancários;
- prints de mensagens importantes.
Vistoria no imóvel:
É imprescindível visitar o imóvel antes e fazer uma boa inspeção sob cada detalhe, geralmente o vendedor sempre irá esconder o que há de ruim. Nesse caso, o que te traz mais garantia é levar um profissional de confiança com você e pedir para ele fazer um laudo técnico sobre a situação do local; outro documento que deve ser bem guardado e que pode ser apresentado em um processo no futuro.
A olho nu e com seus desconhecimentos em construção, talvez você não consiga identificar um vazamento ou infiltração por exemplo. Esse documento pode ser utilizado para negociar o valor do imóvel com o vendedor tentando abaixar o preço em razão de problemas encontrados no imóvel.
Outra pessoa que você pode levar para essa visita, é um corretor ou alguém especialista em precificação de imóvel, que esteja por dentro do preço de mercado, para te ajudar a ver se o preço ofertado é coerente.
Chame um advogado:
Caso a sua opção escolhida tenha sido o parcelamento, é aconselhável a contratação de um advogado para analisar o contrato e ver se não existem cláusulas abusivas.
Do mesmo modo, é recomendado que o advogado analise o contrato, mesmo que seja um outro meio de pagamento, como por exemplo, em casos onde envolvem parcelas a longo prazo.
Não tente você mesmo montar um contrato de compra e venda, daqueles que já vem pronto no Google, procure um especialista em Direito Imobiliário para desempenhar essa atividade e formular um contrato seguro.
Dinheiro para colocar o imóvel no seu nome:
Muita gente acaba esquecendo que não é só o pagamento do imóvel em si.
Além de pagar pela compra do imóvel, também é preciso se planejar financeiramente para pagar:
- o advogado;
- o profissional que irá fazer a vistoria no imóvel;
- pagar a escritura;
- o ITBI que é um tipo de imposto cobrado para a transferência do imóvel;
- o registro do imóvel;
- comissão de imobiliária/corretores;
- IPTU todos os anos.
Certidão Negativa de Débitos – CND:
Antes de tudo:
- emita a certidão negativa de débitos para saber se aquela pessoa ou empresa que está lhe vendendo o imóvel não está com dívidas;
- e se o imóvel já se encontra penhorado ou bloqueado na justiça.
Além disso, se você não proceder à transferência do imóvel, deixando o imóvel em nome do vendedor enquanto você está pagando as parcelas, você corre o risco de ter o bem bloqueado.
Caso o vendedor receba alguma ordem de bloqueio de bens, estando o imóvel ainda registrado no nome do vendedor, fará com que você tenha que comprovar judicialmente a propriedade do imóvel, causando-lhe muita dor de cabeça até que tudo finalmente se resolva. Lembre-se: só é dono quem registra!
A CND é um documento que irá acusar se aquela pessoa ou empresa está com dívidas ativas. Existem diversos tipos de CND, como a de débitos tributários, de FGTS, de protesto, de falência, do INSS, quanto mais documentos como esse você consultar, menores as chances de algum débito aparecer magicamente depois e te trazer dores de cabeça.
Essas certidões você consegue facilmente solicitando na internet, sendo cada uma em um site específico a depender de qual tipo de CND você deseja consultar. A Receita Federal, por exemplo, emite a CND no próprio site da Receita Federal.
Qual é a importância de um advogado especialista em Direito Imobiliário?
Primeiramente, adquirir um imóvel, requer a observação de muitos detalhes, que talvez você, não conheça.
Além disso, a ajuda de um advogado especialista em Direito Imobiliário é fundamental.
Assim ele garantirá o apoio e orientação necessária para evitar problemas futuros.
No escritório Christiane Lima Advocacia você contará com o auxílio de profissionais experientes, que se importam de verdade com a situação de cada cliente, oferecendo um atendimento humanizado e diferenciado.
Primeiramente , se você está pensando em adquirir um imóvel, entre em contato agora mesmo e marque uma consulta!