Quais os cuidados devo tomar antes de adquirir um imóvel?

Quais os cuidados devo tomar antes de adquirir um imóvel?
10 meses atrás

Você que está planejando comprar um imóvel, deve estar se perguntando: Quais os cuidados devo tomar antes de adquirir um imóvel?

Comprar um imóvel não é uma tarefa fácil, afinal, é bastante dinheiro que está em jogo e o sonho de finalmente comprar a casa própria.

Para poder fazer uma compra com segurança, é necessário realizar uma análise minuciosa de alguns pontos antes de acabar entrando em uma enrascada.

Desse modo, você evita que o imóvel que parecia ser dos sonhos, se torne em pesadelo e dor de cabeça.

Nesse sentido, vamos a algumas dicas para utilizar no momento em que você estiver interessado em determinado imóvel e queira confirmar se de fato será uma boa compra. Lembre-se que cuidado nunca é demais.

Credibilidade da construtora/incorporadora:

Esse é um passo essencial, para tanto, pesquise:

  • referências sobre a sua construtora ou incorporadora;
  • busque as reclamações dela na internet;
  • se informe sobre a existência de processos judiciais contra ela;
  • se há reclamações quanto aos projetos e prazos estabelecidos, principalmente se for um projeto ainda na planta, e só então, depois de muitas pesquisas, feche o negócio.

Documentação:

Cheque quais os seus documentos serão necessários e também solicite os documentos do vendedor. Guarde cópia desses documentos e pesquise sobre o vendedor se ele também possui alguma irregularidade, como por exemplo se já respondeu em algum processo.

Após a compra, também é de extrema importância que você guarde toda a documentação, como por exemplo:

  • os comprovantes de pagamento;
  • extratos bancários;
  • prints de mensagens importantes.

Vistoria no imóvel:

É imprescindível visitar o imóvel antes e fazer uma boa inspeção sob cada detalhe, geralmente o vendedor sempre irá esconder o que há de ruim. Nesse caso, o que te traz mais garantia é levar um profissional de confiança com você e pedir para ele fazer um laudo técnico sobre a situação do local; outro documento que deve ser bem guardado e que pode ser apresentado em um processo no futuro.

A olho nu e com seus desconhecimentos em construção, talvez você não consiga identificar um vazamento ou infiltração por exemplo. Esse documento pode ser utilizado para negociar o valor do imóvel com o vendedor tentando abaixar o preço em razão de problemas encontrados no imóvel.

Outra pessoa que você pode levar para essa visita, é um corretor ou alguém especialista em precificação de imóvel, que esteja por dentro do preço de mercado, para te ajudar a ver se o preço ofertado é coerente.

Chame um advogado:

Caso a sua opção escolhida tenha sido o parcelamento, é aconselhável a contratação de um advogado para analisar o contrato e ver se não existem cláusulas abusivas.

Do mesmo modo, é recomendado que o advogado analise o contrato, mesmo que seja um outro meio de pagamento, como por exemplo, em casos onde envolvem parcelas a longo prazo.

Não tente você mesmo montar um contrato de compra e venda, daqueles que já vem pronto no Google, procure um especialista em Direito Imobiliário para desempenhar essa atividade e formular um contrato seguro.

Dinheiro para colocar o imóvel no seu nome:

Muita gente acaba esquecendo que não é só o pagamento do imóvel em si.

Além de pagar pela compra do imóvel, também é preciso se planejar financeiramente para pagar:

  • o advogado;
  • o profissional que irá fazer a vistoria no imóvel;
  • pagar a escritura;
  • o ITBI que é um tipo de imposto cobrado para a transferência do imóvel;
  • o registro do imóvel;
  • comissão de imobiliária/corretores;
  • IPTU todos os anos.

Certidão Negativa de Débitos – CND:

Antes de tudo:

  • emita a certidão negativa de débitos para saber se aquela pessoa ou empresa que está lhe vendendo o imóvel não está com dívidas;
  • e se o imóvel já se encontra penhorado ou bloqueado na justiça.

Além disso, se você não proceder à transferência do imóvel, deixando o imóvel em nome do vendedor enquanto você está pagando as parcelas, você corre o risco de ter o bem bloqueado.

Caso o vendedor receba alguma ordem de bloqueio de bens, estando o imóvel ainda registrado no nome do vendedor, fará com que você tenha que comprovar judicialmente a propriedade do imóvel, causando-lhe muita dor de cabeça até que tudo finalmente se resolva. Lembre-se: só é dono quem registra!

A CND é um documento que irá acusar se aquela pessoa ou empresa está com dívidas ativas.  Existem diversos tipos de CND, como a de débitos tributários, de FGTS, de protesto, de falência, do INSS, quanto mais documentos como esse você consultar, menores as chances de algum débito aparecer magicamente depois e te trazer dores de cabeça.

Essas certidões você consegue facilmente solicitando na internet, sendo cada uma em um site específico a depender de qual tipo de CND você deseja consultar. A Receita Federal, por exemplo, emite a CND no próprio site da Receita Federal.

Qual é a importância de um advogado especialista em Direito Imobiliário?

Primeiramente, adquirir um imóvel, requer a observação de muitos detalhes, que talvez você, não conheça.

Além disso, a ajuda de um advogado especialista em Direito Imobiliário é fundamental.

Assim ele garantirá o apoio e orientação necessária para evitar problemas futuros.

No escritório Christiane Lima Advocacia você contará com o auxílio de profissionais experientes, que se importam de verdade com a situação de cada cliente, oferecendo um atendimento humanizado e diferenciado. 

Primeiramente , se você está pensando em adquirir um imóvel, entre em contato agora mesmo e marque uma consulta!